Linha 4 do Metrô Rio de Janeiro

MOBILIDADE URBANA

A Construtora Queiroz Galvão é lí­der do Consórcio Construtor Rio Barra, responsável por entregar à população carioca a Linha 4 do Metrô. A nova linha terá capacidade para transportar mais de 300 mil passageiros por dia, ligando Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, à  Barra da Tijuca, na zona oeste da capital. O percurso é feito em pouco mais de 15 minutos e surpreende os usuários com uma vista impressionante das montanhas e canais da Barra.

Os trens entraram em circulação antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e ajudaram o sistema metroviário carioca a bater seguidos recordes de passageiros transportados. Foram 13,9 milhões de usuários durante as Olimpí­adas e 8,2 milhões durante as Paralimpíadas, 765 mil entradas a mais no sistema em comparação ao mesmo período de 2015.

A nova linha vai aumentar a produtividade na cidade e gerar uma economia de cerca de R$ 883 milhões por ano, segundo estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O cálculo é baseado na redução de pelo menos uma hora no tempo de deslocamento, evitando congestionamentos entre a Barra e a Zona Sul. A estimativa é que as operações na Linha 4 resultem em aproximadamente 2 mil carros retirados de circulação em horário de pico.

Construída em seis anos, a obra de alta complexidade técnica cumpriu as normas internacionais mais rigorosas para a construção e operação de metrôs no mundo. Foram gerados 30 mil postos de trabalho e reunidos mais de 200 especialistas e consultores nacionais e internacionais. Os 16 km do empreendimento representam a mesma extensão de metrô subterrâneo construída na capital fluminense nos últimos 30 anos.

Galeria de obras Construtora Queiroz Galvão


CANAL DENÚNCIA 0800 721 1410