Mais moderno e seguro meio de transporte de massa do Brasil deve receber 350 mil passageiros por dia nas cinco novas estações que entrarão em operação em março

O Consórcio Expresso Monotrilho Leste, empreendimento liderado pela Construtora Queiroz Galvão Brasil, realizou no dia 20 de fevereiro a primeira viagem de vistoria do novo trecho da Linha 15-Prata. Com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foram inspecionados 5,5 km de vias entre o Oratório e Vila União. O trecho entrará em operação em março e contará com cinco novas estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto. Trezentos e cinquenta mil passageiros devem fazer esse percurso todos os dias.

Primeiro monotrilho de alta capacidade de transporte do Brasil, a Linha 15-Prata foi construída a partir de um projeto moderno e arrojado. As estações são elevadas sobre as vias, em média, a 15 metros do solo e todo o trajeto se integra à paisagem urbana local. Operados automaticamente, os trens trafegam sobre vigas de concreto e têm capacidade para transportar mil passageiros por viagem.

As estações contemplam soluções estéticas em concreto aparente e aço com grandes vedações em vidro, garantindo ventilação e iluminação natural. As plataformas centrais medem 90 metros de comprimento e 9,90 metros de largura e acomodam duas vias operacionais. Apresentam ainda cobertura com estrutura metálica em arco, passarelas de emergência nas extremidades, sistemas de portas automáticas para embarque e desembarque em toda a extensão, escaladas rolantes e fixas, elevadores e bicicletários. A área externa do acesso às estações recebeu calçada de pedestres, ciclovia e jardins.

“O trabalho desenvolvido para o monotrilho demonstra toda a expertise da Construtora Queiroz Galvão em realizar obras de grande porte que se integram ao centro urbano. O projeto é pioneiro no Brasil e muito relevante para a população de São Paulo, que contará com um dos meios de transporte mais modernos e seguros do mundo”, afirma Bergson Cajueiro, Superintendente de Contratos da Construtora Queiroz Galvão.

 

CANAL DENÚNCIA 0800 721 1410