Programa tem como principal objetivo preparar os jovens para o mercado de trabalho

O Programa Jovem Aprendiz da Construtora Queiroz Galvão Brasil recebeu, no início de maio, 11 novos talentos em uma recepção calorosa, realizada na matriz da Construtora, no Centro do Rio de Janeiro. O programa, que acontece desde 2011 na empresa, é uma parceria da Construtora com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e visa desenvolver jovens profissionais para ingressar no mercado de trabalho. Além disso, busca cumprir com a legislação, pois a empresa entende a importância de fazer o que é certo.  A Lei nº 10.097 (Lei do Aprendiz) refere-se à inserção de normas protetoras aos jovens de 14 a 24 anos de idade, necessárias à sua capacitação profissional e obtenção de sua primeira experiência laboral.

Os 11 jovens passaram por um processo seletivo coordenado pela equipe da Diretoria de Pessoas e Gestão da CQG. O processo iniciou-se com as inscrições dos jovens, a partir da indicação dos próprios colaboradores da Construtora. Depois de realizar uma prova no Senai, aqueles que obtiveram rendimento esperado foram convidados para participar de uma dinâmica de grupo na empresa. Os candidatos que se destacaram foram convidados para entrevista individual. Na etapa final, foram avaliados o comprometimento e engajamento, o alinhamento com os valores da organização, além da determinação e “brilho nos olhos” para assumir o novo desafio.

Para Guilherme Madureira, Jovem Aprendiz selecionado para atuar na área de Gestão de Equipamentos da CQG, é uma oportunidade única fazer parte de uma grande empresa, tão comprometida com seu propósito e valores. “Me sinto orgulhoso em ter sido escolhido e poder aprender com os profissionais dessa organização. Encaro esse desafio com muita motivação”, diz.

O Programa Jovem Aprendiz é dividido em duas etapas, uma teórica e outra prática. A parte teórica é realizada por meio do curso de Assistente Administrativo, aplicado por um período de oito meses na Unidade Cinelândia do Senai. O curso capacita os jovens para atuar em diversas atividades e rotinas administrativas dentro da CQG, tais como controlar e realizar triagem de documentos, redigir atas, elaborar planilhas de cálculos, entre outras. Uma vez concluído, os jovens são encaminhados para a parte prática, já no ambiente corporativo, cuja duração é de cinco meses. Ao final deste processo, eles recebem um certificado de conclusão. “Estou bastante empolgada com os desafios diários que enfrentarei na empresa. Tenho certeza que me farão evoluir bastante como profissional”, afirma Isabelle Meirelles, Jovem Aprendiz que vai atuar na área de Benefícios.

No primeiro dia de integração, os jovens aprendizes conheceram as suas áreas de atuação na Construtora, o Propósito e os Valores da empresa, bem como as diretrizes do projeto Nosso Jeito de Ser e de Fazer. O momento mais aguardado do evento, entretanto, foi a revelação do setor em que cada jovem atuará. Na ocasião, os gestores da CQG foram convidados a participar e, à medida em que cada um falava brevemente sobre sua área, era anunciado também seu respectivo jovem aprendiz. Os jovens também se apresentaram e contaram, em linhas gerais, sobre suas expectativas no novo desafio.

Já no segundo dia de integração, foi realizada a ambientação dos jovens com as áreas de TI, Compliance, Departamento Pessoal e QSMS. Os gestores mostraram, no detalhe, o funcionamento e os objetivos estratégicos de suas áreas. Além disso, os aprendizes conheceram um pouco sobre a Universidade Corporativa Queiroz Galvão e o Núcleo de Comunicação da CQG.

Para Alissandra Oliveira, Diretora de Pessoas e Gestão, o Programa Jovem Aprendiz é uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho, dando todas as condições para que estes profissionais pratiquem o que aprenderam durante o curso no Senai e vivenciem o dia a dia de uma grande empresa.

“É uma ótima oportunidade para Empresa cumprir a legislação vigente e ainda apoiar estes jovens em sua primeira experiência profissional. Trata-se de um aprendizado com via de mão dupla. Os jovens trazem a garra, a criatividade e o desejo de fazer bem feito e nós proporcionamos o ambiente acolhedor e propício para que eles aprendam que para ser um bom profissional é fundamental integridade e todos os valores que acreditamos: trabalho, qualidade, lealdade, confiabilidade e perpetuidade”, conclui Alissandra.

CANAL DENÚNCIA 0800 721 1410